FLEXCOAT

Informamos que nosso telefone foi alterado para (19) 3948-4000.




CARTA AOS COLABORADORES

Ética é um conjunto de valores morais e de princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, favorece o equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado e, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A Flexcoat tem por premissa conduzir relações éticas e transparentes e manter o melhor relacionamento com os colaboradores, clientes, fornecedores, entidades de classe, governo e sociedade.

O presente Código de Conduta Ética representa os pilares que suportam essa política, desempenhando papel fundamental no processo de fortalecimento da cultura da organização.

Assim, é dever de todos ler, entender, praticar e tornar efetiva as recomendações descritas neste Código de Conduta Ética, respeitando os valores nos quais elas se inspiram.

A Diretoria




Objetivo

O objetivo do Código de Conduta Ética da Flexcoat é oferecer um instrumento que oriente os colaboradores garantindo que as decisões tomadas sejam éticas e transparentes, nele estão contidas as principais referências que regem as ações da empresa que inclui:

• Relacionamento da empresa com seus colaboradores, fornecedores, clientes, concorrentes e entidades de classe;
• Condições de saúde e segurança;
• Proteção ao meio ambiente;
• Preservação da informação;
• Discriminação e assédio;
• Conflitos de interesses;
• Uso responsável de bens;
• Aplicação do código de conduta ética e comunicação a transgressões.


Relacionamento com os colaboradores

A Flexcoat entende que o seu sucesso está diretamente ligado ao desenvolvimento de seus colaboradores tendo como princípio:

• Valorização e incentivo ao crescimento pessoal e profissional, tal como oferecendo as oportunidades internamente, antes da contratação no mercado externo;
• Adoção de política salarial em concordância com estabelecido pela categoria, assim como fornecimento a todos os colaboradores de demonstrativos mensais com os ganhos e desconto referentes a encargos sociais;
• Política de confiança, priorizando o relacionamento através de uma comunicação transparente e direta;
• Garantia a privacidade dos colaboradores: todas as informações pessoais são restritas ao próprio funcionário e aos colaboradores responsáveis pela sua manutenção e guarda, sendo o acesso permitido somente a quem tem legitimidade para tanto. São garantidos aos colaboradores acesso às suas informações funcionais.
• Respeito às leis trabalhistas, tendo como ação, por exemplo, a adoção de política a contratação de colaboradores com idade superior a 18 anos.


Relacionamento com entidades de classe

A Flexcoat valoriza o bom relacionamento com as entidades representativas de classe e respeita a livre associação de seus funcionários.


Condições de saúde e segurança

A saúde e segurança no ambiente de trabalho é aspecto prioritário para a Flexcoat, para isso são fornecidos equipamentos de proteção individual e comunitária, conforme previsto no programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), cabendo aos colaboradores utilizar todos os equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa, bem como observar todas as normas de segurança.

Há ainda o acompanhamento da saúde dos colaboradores através do programa de controle médico e saúde ocupacional (PCMSO), sendo que os colaboradores e seus familiares também contam com convênio médico e hospitalar.

São fornecidos uniformes adequados às funções desempenhadas.


Proteção ao meio ambiente


A Flexcoat tem como diretriz o respeito e a preocupação com o meio ambiente, desenvolvendo políticas de controle de poluição, treinamentos e destinação adequada de seus resíduos, buscando incorporar a cultura de redução, reutilização e reciclagem, assim como práticas preventivas e cumprimento das diretrizes dos órgãos ambientais.


Relacionamento com clientes


A Flexcoat busca um relacionamento duradouro com seus clientes adotando como princípio:

• Profissionalismo, confiança e transparência de suas ações;
• Desenvolvimento de soluções que agregam valor ao negócio através de tecnologias inovadoras;
• Valorização e respeito aos acordos e compromissos;
• Comprometimento na preservação das informações.


Relacionamento com fornecedores


Os princípios adotados com os fornecedores são os mesmos que norteiam o relacionamento com os clientes.

A Flexcoat valoriza a relação de confiança com seus fornecedores, buscando condições comerciais de benefício mútuo.


Relacionamento com concorrentes


Podem existir contatos ocasionais entre a Flexcoat e seus concorrentes, em eventos e feiras do setor. Nessas ocasiões, os colaboradores deverão adotar uma postura ética, transparente e de respeito mútuo.

A Flexcoat acredita nas leis de mercado de livre concorrência, pautando-se na qualidade de produtos e serviços como seu diferenciador frente a outras empresas do mesmo segmento, e não é admitido que qualquer colaborador se envolva em ações ilícitas ou impróprias para conseguir segredos comerciais para benefício da empresa.


Preservação da informação


Entende-se por informações confidenciais todas as informações e procedimentos comerciais, técnicos, administrativos, financeiros, dentre outros dados da empresa, clientes ou fornecedores, assim como todos os dados a que os colaboradores tiverem acesso em razão da execução dos serviços, tais como, informações técnicas, planos comerciais, projetos, entre outras.

No exercício de suas atividades os colaboradores da Flexcoat podem ter acesso a essas informações sendo que seu acesso, utilização e comunicação não são autorizados e os funcionários devem seguir as seguintes regras:

• Não revelar informações confidenciais a terceiros, exceto aos colaboradores da Flexcoat que tenham justificativa para ter acesso às informações ou que devam ter acesso para cumprimento de suas obrigações profissionais para com a Flexcoat;
• Informações confidenciais não devem ser copiadas, reproduzidas ou guardadas em computadores pessoais ou de terceiros, havendo necessidade de levar essas informações a locais fora das instalações da Flexcoat, estas deverão se devolvidas tão logo a tarefa seja concluída;
• Fotos ou gravações das dependências da empresa, incluindo equipamentos, máquinas, materiais e instalações não devem ser divulgadas fora da empresa em sites de relacionamento ou outros meios de comunicação, sem prévia autorização da diretoria da Flexcoat;
• Em casos onde houver dúvida quanto ao acesso, utilização ou comunicação de uma informação confidencial, o colaborador deverá solicitar orientação de seu superior;
• Havendo o conhecimento da utilização incorreta de uma informação confidencial, o colaborador deverá informar a seu superior, para que esse tome as ações necessárias;
• Todos os colaboradores devem cooperar na proteção às informações.


Discriminação e assédio


A Flexcoat considera de fundamental importância o melhor ambiente de trabalho e prima por um convívio agradável e respeitoso, prezando pela integridade física, moral, mental e psicológica de seus colaboradores.

Nenhum colaborador deve ser discriminado seja com base em idade, sexo, religião, orientação sexual, estado civil, condição física, classe social, convicção política, nacionalidade, origem étnica, ou outras.

Qualquer ato ou atitude que possam se caracterizar como desrespeitoso para seus funcionários sejam estes advindos de superiores hierárquicos ou mesmo de outros colegas de trabalho é repudiado.

Para tanto, a Flexcoat disponibiliza um canal de comunicação do funcionário que se sentir desrespeitado, a empresa tratará do assunto com a maior discrição possível, no intuito de impedir que estes atos ou atitudes atrapalhem o bom ambiente de trabalho.


Conflito de interesses


Há um conflito de interesses quando qualquer fato interfere no julgamento independente de um colaborador, nos melhores interesses da empresa. Todos os colaboradores devem evitar situações em que os interesses pessoais entram, ou parecem estar, em conflito com o interesse da Flexcoat.

• Os colaboradores não devem utilizar informações obtidas durante seu trabalho na empresa como oportunidades de negócio em seu proveito;
• Os colaboradores devem evitar exposição a negócios ou projetos financeiros pessoais que possam influenciar suas decisões ou ações na companhia;
• Qualquer atividade paralela fora da Flexcoat, com ou sem remuneração, não deve prejudicar as atividades desenvolvidas dentro da empresa, não pode haver sobreposição de horários ou desvio de tempo da execução das obrigações;
• As ferramentas e bens disponibilizados pela Flexcoat são restritos ao uso durante o expediente de trabalho e em benefício da organização;
• A Flexcoat adota uma posição apartidária, não efetuando contribuições ou outros modos de apoio direta ou indiretamente a partidos políticos ou comitês. Os colaboradores, no entanto tem liberdade de escolha e expressão, e em caso de sua aderência a atividades políticas e partidárias este deverá se posicionar de forma a não dar a impressão de que age em nome da Flexcoat.


Transações comerciais com fornecedores e clientes


Para que problemas éticos e legais existentes no mercado não ocorram, todos os colaboradores devem adotar as seguintes condutas:

• Não é permitido aos colaboradores ou familiares o recebimento de favores ou vantagens econômicas advindas de atividades comerciais entre a Flexcoat e seus clientes ou fornecedores;
• Para evitar a ocorrência ou circunstâncias que levem a crer na existência de relação imprópria com clientes ou fornecedores, os colaboradores da Flexcoat não devem aceitar brindes ou convites de entretenimento que tenham significativo valor monetário, nem pleitear algum benefício ou favor pessoal aos parceiros da empresa;
• É permitido ao colaborador que aceite brindes que não tenham valor monetário significativo ou que representem propaganda ou material promocional;
• Brindes que tenham valor monetário significativo somente poderão ser aceitos pelos colaboradores após a consulta e autorização da diretoria da Flexcoat.


Uso responsável de bens


A Flexcoat disponibiliza aos seus funcionários bens e ferramentas de trabalho necessários para o bom desempenho de suas atividades, e essas ferramentas e bens, incluindo softwares, correio eletrônico e acesso à Internet devem ser utilizados de forma consciente e responsável na execução das obrigações de trabalho.

A internet e o correio eletrônico devem ser utilizados somente para assuntos pertinentes ao trabalho, é proibida sua utilização para acesso e/ou disseminação de mensagens com conteúdo ilegal, pornográfico, racista e de cunho religioso ou político.

Todo programa de computador ou software vem com contrato de licença ao qual a Empresa está sujeita e é responsável por aplicá-la, na Flexcoat o departamento de TI é responsável pelo controle. Portanto:

• É proibido o uso de softwares sem licença do fabricante, exceto os de uso livre;
• Somente o departamento de TI da Flexcoat tem permissão para instalação de softwares;
• Nenhum funcionário da Flexcoat pode copiar ou duplicar pacotes de softwares comprados nem utilizá-los em outra unidade de processamento (CPU) diferente do local originalmente instalado pelo departamento de TI;
• Registros ou instruções do software não devem ser alterados;
• Em caso de necessidade de reinstalação de programa, solicite sua execução ao departamento de TI da Flexcoat.


Aplicação do código de conduta e comunicação a transgressões


Todos os colaboradores da Flexcoat são obrigados a consultar e seguir esse Código de Conduta, assim como respeitar as leis aplicáveis, políticas e normas de comportamento estabelecidas pela Flexcoat.

Aos líderes são atribuídas responsabilidades suplementares, pois devem através de atos e exemplos, demonstrar a importância desse código, assim como estarem disponíveis para que os colaboradores possam esclarecer dúvidas ou comunicar eventuais transgressões e nunca ignorarem uma conduta abusiva.

Todos os colaboradores são incentivados a comunicar qualquer conduta que acreditem, de boa fé, ser uma transgressão das leis ou desse Código de Conduta Ética, e deve ser feito em formulário específico ou através do site (clique aqui):

• Aos seus líderes ou aos diretores, ou
• Ao RH nos casos de denúncia relacionadas à discriminação ou assédio.

A Flexcoat repudiará qualquer discriminação ou retaliação contra colaboradores que tenham comunicado transgressões ou suspeitas de transgressões e sempre irá tratar cada caso individualmente e com a maior discrição possível.



Conheça nosso Código de Conduta Ética
Flexcoat - Todos os direitos reservados.
Trabalhe Conosco Certificados: